PARCERIAS ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL: SIGNIFICADOS E DESAFIOS NA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. O CASO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SÃO PAULO

Enviado por ifchinfo em

As relações estabelecidas entre Estado e sociedade  civil na gestão da política de assistência social implementada na cidade de São Paulo entre os anos de 2005 e 2007 são o tema deste trabalho. Partindo da realidade desta política na cidade, onde sua gestão depende inteiramente da parceria estabelecida entre Estado  e entidades da sociedade civil, através dos convênios, procurou-se problematizar a capacidade do Estado de gerir uma política social a partir de um contexto específico. O trabalho analisou dados quantitativos e qualitativos fornecidos pela Secretaria de Assistência Social e produziu uma caracterização territorial e setorial da rede socioassistencial existente na cidade. Confrontando estes dados produzidos com os dados referentes à vulnerabilidade social utilizados pelo poder público para determinar a focalização da política da área, este estudo constatou que o poder público não consegue cumprir sua estratégia de gestão focalizada da política de assistência social no município.

PALAVRAS-CHAVE:  Relações Estado – sociedade civil; políticas públicas; focalização de políticas sociais; convênios e parcerias; política de assistência social; rede de políticas públicas.

Autor
AMÂNCIO, Julia Moretto
Publicação
Programa de Pós Graduação em Ciência Política - IFCH - Unicamp
Ano da Publicação
2008